.
Introdução ao Mercado
Segundo os últimos dados fornecidos pelo Banco Mundial, relativos a 2022, Israel apresentava um PIB de 488,5 biliões usd, ocupando a 14ª posição no ranking de países, relativo ao PIB per capita.
A economia israelense é bastante diversificada e muito avançada em termos tecnológicos, com destaque para a sua tecnologia de ponta e produtos farmacêuticos.
Os idiomas oficiais do país são o hebraico e o árabe, sendo que o primeiro é o predominante. Para além disso, estamos a falar de um país que é composto na sua maioria por uma população judaica, no entanto com muitos habitantes muçulmanos.
Relativamente às exportações, Israel encontra-se em 38º lugar na escala dos maiores exportadores do mundo, sendo que as principais categorias de produtos exportados são: máquinas e aparelhos, químicos, instrumentos de ótica e precisão e combustíveis minerais, na sua grande maioria vendidas para os Estados Unidos da América.
No que toca às importações, encontra-se na 41ª posição, predominando artigos das categorias de máquinas e aparelhos, combustíveis minerais, veículos e outros materiais de transporte e ainda químicos, comprados maioritariamente à China, Estados Unidos e Alemanha.
No que toca às relações com Portugal, Israel foi o 24º cliente das exportações portuguesas, onde as principais categorias de mercadoria são produtos agrícolas, pastas celulósicas e papel, máquinas e aparelhos, por fim, metais comuns.
.
Desafios de mercado
Apesar de ser um mercado atrativo face à sua diversificação e avanço tecnológico, Israel apresenta alguns fatores que podem vir a ser um desafio na inserção de produtos neste mercado.
Existe um cenário de grande competitividade, principalmente no setor da tecnologia e inovação, num país onde o mercado é relativamente pequeno comparado a outros países europeus, o que poderá dificultar a entrada de certos produtos.
Por fim, existem também regulamentações que dificultam a exportação de certos produtos, que terão de ser tomadas em atenção para que não haja entraves na sua entrada. A melhor forma de acautelar este tipo de acontecimento é a seleção de um parceiro logístico com vasto conhecimento do mercado.
.
Vantagens deste mercado
As principais vantagens deste mercado são:
- Existência do Acordo de Associação Israel-União Europeia que permite a cooperação entre as nações e uma redução de barreiras alfandegárias
- Pode servir de ponto de entrada para outros mercados europeus, asiáticos e africanos
- Conhecido como o “País das startups”, Israel apresenta um ambiente de inovação que possibilita a inserção de novos produtos e cooperações com empresas locais, que podem ser essenciais ao crescimento de um negócio
- Mercado bastante atrativo para produtos de biotecnologia e saúde, tecnologia agrícola, cibersegurança, energias renováveis, CleanTech, FinTech, etc.
.
Serviços Aéreos
Portugal conta com serviços provenientes do aeroporto do Porto e de Lisboa para os principais aeroportos de Israel, com um tempo de trânsito estimado de 1 dia.
Ou seja, mantemos um fluxo de abastecimento rápido entre os países, culminado com uma boa solução logística que vai mais além do transporte aéreo.
Na Multicargo, oferecemos soluções que conciliam diferentes vertentes logísticas, de forma a oferecemos-lhe um serviço completo, integrando desde as soluções alfandegárias às soluções de recolhas e entregas por via terrestre em qualquer parte do mundo.
Por norma uma empresa que procura uma solução aérea para o transporte da sua carga faz esta escolha ou porque a carga tem carácter de urgência ou porque é uma carga valiosa. Em ambos os casos o facto de não darmos a devida importância aos serviços complementares pode colocar em causa quer os tempos de trânsito, quer a segurança da carga.
Assim, independentemente da modalidade de transporte selecionado, todos os outros pontos da operação não devem nunca ser desvalorizados e serão assegurados pela nossa parte.
.
Serviços marítimos
Sabia que na Multicargo oferecemos um serviço direto de Portugal ao Israel com um tempo de trânsito estimado de 10 dias?
Na Multicargo oferecemos um serviço de transporte direto saído do Porto de Leixões com destino a Ashdod, com um tempo de trânsito de 10 dias. Para além disso, também temos a disponibilidade da saída de Lisboa, no entanto o transporte acaba por não ser direto.
Dentro deste serviço podemos subdividir em transporte de grupagem/consolidação e transporte de contentor completo. A identificação correta da modalidade de transporte pode representar um enorme impacto nos proveitos finais da venda de uma mercadoria.
Neste seguimento, pode procurar a melhor solução com a nossa equipa que irá analisar e trabalhar as suas necessidades, ajustando-as assim a uma solução completa que se adeque ao serviço que pretende.
.
Contacte a nossa equipa através do multicargo@multicargo.pt