Introdução ao Mercado

Segundo os últimos dados fornecidos pelo Banco Mundial, relativos a 2022, Israel apresentava um PIB de 488,5 biliões usd, ocupando a 14ª posição no ranking de países, relativo ao PIB per capita.

A economia israelense é bastante diversificada e muito avançada em termos tecnológicos, com destaque para a sua tecnologia de ponta e produtos farmacêuticos.

Os idiomas oficiais do país são o hebraico e o árabe, sendo que o primeiro é o predominante. Para além disso, estamos a falar de um país que é composto na sua maioria por uma população judaica, no entanto com muitos habitantes muçulmanos.

Relativamente às exportações, Israel encontra-se em 38º lugar na escala dos maiores exportadores do mundo, sendo que as principais categorias de produtos exportados são: máquinas e aparelhos, químicos, instrumentos de ótica e precisão e combustíveis minerais, na sua grande maioria vendidas para os Estados Unidos da América.

No que toca às importações, encontra-se na 41ª posição, predominando artigos das categorias de máquinas e aparelhos, combustíveis minerais, veículos e outros materiais de transporte e ainda químicos, comprados maioritariamente à China, Estados Unidos e Alemanha.

No que toca às relações com Portugal, Israel foi o 24º cliente das exportações portuguesas, onde as principais categorias de mercadoria são produtos agrícolas, pastas celulósicas e papel, máquinas e aparelhos, por fim, metais comuns.

Desafios de mercado

Apesar de ser um mercado atrativo face à sua diversificação e avanço tenológico, Israel apresenta alguns fatores que podem vir a ser um desafio na inserção de produtos neste mercado.

Existe um cenário de grande competitividade, principalmente no setor da tecnologia e inovação, num país onde o mercado é relativamente pequeno comparado a outros países europeus, o que poderá dificultar a entrada de certos produtos.

Por fim, existem também regulamentações que dificultam a exportação de certos produtos, que terão de ser tomadas em atenção para que não haja entraves na sua entrada. A melhor forma de acautelar este tipo de acontecimento é a seleção de um parceiro logístico com vasto conhecimento do mercado.

Contacte a nossa equipa através do multicargo@multicargo.pt