A competitividade dos mercados tem assumido uma importância crescente e requer a criação de uma estratégia de gestão de custos que permita fazer face às necessidades, cada vez mais exigentes, dos clientes. Este fator estabelece vantagens para as empresas que o utilizem, uma vez que permite a compreensão da origem dos custos, tendo como principal objetivo a sua diminuição e o aumento dos proveitos e, consequentemente, a melhoria da produtividade do negócio.
A Logística é geralmente a fatia mais cara dos negócios. O impacto dos custos logísticos para uma empresa, pode constituir até 30% dos custos totais. A gestão dos sistemas de transporte é um elo fundamental entre qualquer empresa e os seus clientes, devendo funcionar eficazmente para garantir a disponibilidade dos produtos na hora certa, no lugar correto e em condições de uso/ consumo adequadas.
A importância da Logística está em fazer chegar um produto ao cliente final, de tal forma que acrescente valor ao negócio e gere a repetição do mesmo, ou seja, deve conquistar a fidelização dos clientes. Trata-se de mapear diferentes possibilidades e selecionar as melhores oportunidades, de equacionar custos e benefícios, adotando planos de ação simples e eficazes.
Ajuda especializada é algo indispensável para ter uma visão das operações logísticas sem os vícios do dia-a-dia, olhando cada transporte com novos olhos. Contratar uma empresa especializada em Transportes e Logística traduz-se em economia, pelo leque de soluções disponiveis para otimizar todas as operações, desde a recolha até a entrega da carga.
Quando inquiridos sobre as desvantagens do processo de subcontratação logística, os gestores expressam que as suas principais preocupações são a perda do controlo operacional e a quebra do relacionamento com o fornecedor do produto. No entanto, os gestores apontam como fator decisivo inúmeras vantagens na contratação de uma empresa de Transportes e Logística:
- Aumento da flexibilidade, da eficiência e da produtividade dos processos logísticos;
- Redução dos custos da operação logística;
- Transformação de custos fixos em variáveis;
- Melhoria do nível de serviço (atendimento ao cliente);
- O foco é mantido no negócio central (core business);
- Aumento da cobertura geográfica (entrada em mercados menos familiares);
- Mais expertise e know-how, com atualização permanente.
Atuar ao nível da gestão dos custos logísticos é, sem dúvida, uma forma importante de atingir os objetivos da sua empresa. Por este motivo, deve ponderar a possibilidade de contratar uma empresa de Transportes e Logística para otimizar aquelas operações do seu negócio que dependem destes serviços.