Introdução ao Mercado

Segundo os dados de 2023, os Estados Unidos da América (EUA) continuam a manter-se destacadamente como a maior economia do mundo, com um PIB de 26,95 triliões usd. Para além da maior economia do mundo, os EUA são também uma das economias mais desenvolvidas existentes do mundo.

Nos EUA podemos encontrar 6 fusos horários diferentes, ao longo dos 50 estados que os compõem. Apesar de não existir uma língua oficial nos EUA, o inglês é a língua dominante, seguida pelo espanhol e em terceiro lugar, cerca de 5% da população dos EUA, fala mandarim, cantonês, hokkien entre outros dialetos chineses.
Na escala dos maiores exportadores do mundo, os EUA ocupam o segundo lugar, perdendo apenas para a China, entre as mercadorias mais exportadas encontram-se as máquinas e Aparelhos, os Combustíveis Minerais, os veículos e outro material de transporte, os produtos químicos e os produtos Agrícolas.

Nas importações podemos encontrar entre as mercadorias mais importadas grupos muito semelhantes aos das exportações, mas com pesos diferentes, são eles as máquinas e aparelhos, os veículos e outros materiais de transporte, produtos químicos, combustíveis minerais e metais comuns.
Segundo o INE em 2022 os EUA foram o 4.º maior cliente das exportações portuguesas que destacam produtos como combustíveis minerais, produtos químicos, máquinas e aparelhos, plásticos e borracha e metais comuns.

Desafios do Mercado

Para todas as empresas que buscam crescer através do comércio internacional o mercado dos EUA é sem dúvida dos mais apelativos não só pela sua dimensão, mas também pelo facto de ser um mercado que tem capacidade de absorção de praticamente todos os produtos portugueses.
Contudo, o facto de ser a maior economia mundial representa por si só também um grande desafio, uma vez que isto se traduz num mercado altamente competitivo em que empresas de todo o mundo direcionam os seus esforços para manter e ganhar novos contratos.

Outro ponto que merece uma análise previa é o facto de os EUA serem constituídos por 50 estados, com diferentes características de consumo, bem como leis aplicáveis à importação e exportação.
Não menos merecedor da sua atenção são as políticas de incentivo ao consumo nacional aplicadas pelos EUA nos últimos anos que podem colocar em causa a competitividade dos seus produtos aquando da introdução no mercado comercial local.

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